Duas em cada cinco mulheres ao menos uma vez na vida já sentiu ou sentira dor durante o sexo. Você já passou por isso? Chamada também de dispareunia, o quadro não é normal, tem causas específicas e os tratamentos podem ser simples e rápidos.
==================================================================
Segunda maior reclamação nos consultórios ginecológicos, o problema pode ser caracterizado por dores intensas ou fortes incômodos durante ou logo após a penetração.
Dor Durante a Penetração: O que é?
A dor pode ser sentida logo no começo do canal vaginal, na entradinha, ou no interior do órgão, com penetrações mais profundas. Entre os sintomas estão sensação de ardor, queimação ou dor aguda.
Segundo Débora Pádua, fisioterapeuta uroginecológica e educadora sexual, o quadro pode ser provisório, durante o tratamento de determinada doença, ou permanente. Em ambos os casos é necessário acompanhar e, se necessário, buscar ajuda profissional.
Causas
As alterações fisiológicas estão entre as causas mais comuns. No entanto, a especialista explica que fatores psicológicos também podem gerar ou intensificar o problema.
Alterações que podem atrapalhar o sexo com penetração:
- Diminuição da lubrificação
- Infecções causadas por fungos e bactérias (candidíase, por exemplo)
- Vulvodínia (dores na região externa da vagina – vulva)
- Vaginismo (espasmos involuntários dos músculos da vagina)
- Infecção urinária
- Cistos ovarianos
- Endometriose
- Traumas decorrentes de partos violentos
- Traumas decorrentes de abusos sexuais
- Cicatrizes de episiotomias
- DST’s

Nenhum comentário:
Postar um comentário