O sapólio é um derivado mineral do sabão que serve como um limpador potente e mais abrasivo do que outros produtos. Ele pode transformar uma faxina pesada em uma tarefa muito mais simples, mas precisa ser usado da forma certa - o que a maioria das pessoas não sabe fazer, já que muito usam como um substituto do detergente de cozinha. Quem dá as informações é a home organizer Ingrid Lisboa.
Onde usar?
“O sapólio é o produto mais indicado para limpar e polir metais brilhantes, como panela de inox, o interior de pias de inox, maçanetas e puxadores de portas, por exemplo. Além disso, a substância é excelente fazer faxinas mais pesadas como limpar rejunte de banheiro, azulejos ou box”, explica a profissional.
Como usar ?
O primeiro passo é escolher um sapólio liquido ou em pó. A versão liquida é ideal para objeto mais sensíveis a riscos, como panelas e azulejos. Já a versão em pó é indicada para limpar manchas mais resistentes – rejuntes encardidos, marcas que queimaduras e comida em panelas, entre outras.
Para usar a versão liquida, basta aplicá-la diretamente a uma flanela seca, esfregar e retirar o excesso com outro pano limpo. Já a versão em pó deve ser diluída em um pouco de água e aplicada um esponja para limpeza.
Onde não usar
Segundo Ingrid, o sapólio, por ser extremamente abrasivo e não deve ser utilizado para limpar nenhuma superfície porosa, como, couro, porcelanato e, especialmente, mármore. “Com o passar do tempo, o produto vai corroendo a pedra por dentro, prejudicando sua aparência e durabilidade”, explica, “nesses casos, o ideal é fazer a limpeza apenas com detergente neutro.
Cuidados ao usar sapólio
Apesar de o produto não exalar ar tóxico, é fundamental utilizar luvas de borracha ao manuseá-lo, para evitar desgaste da pele. Além disso, Ingrid recomenda nunca misturá-lo a outros produtos. “O sapólio, por si só, já tem um efeito forte e misturá-lo com outras substancias pode torná-lo tóxico e perigoso para a saúde”, alerta.
Dicas da profissional para economizar
Apesar de ser um produto que facilita muito sua faxina, se você está em contenção de gastos, a especialista dá a dica para economizar e conseguir viver sem ele. “Apesar de ele também ter a função de limpar, fazer faxinas mais leves (de balcões e objetos do dia a dia, por exemplo) não exigem uso do sapólio, que é bem mais caro do que um detergente comum e este último já resolve perfeitamente esse tipo de limpeza”, afirma.
Usar sapólio para limpar vaso sanitário, segundo a especialista, é um erro. “Você acaba desperdiçando um produto caro sem necessidade. Nesses casos, o sapólio é mais indicado para polir de vez em quando”, ensina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário